quarta-feira, 27 de junho de 2012

PALAVRA MINISTRADA NO DOMINGO DIA 24/06/2012. PR IZAÍAS

O RESGATE
Ministrada dia 24/6/2012 – volta de Encontro na Sede.
(Salmos 49: 7 -8) Marcos 10:45
SALMOS 49


1 Ouvi isto, vós todos os povos; inclinai os ouvidos, todos os habitantes do mundo,

2 quer humildes quer grandes, tanto ricos como pobres.

3 A minha boca falará a sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento.

4 Inclinarei os meus ouvidos a uma parábola; decifrarei o meu enigma ao som da harpa.

5 Por que temeria eu nos dias da adversidade, ao cercar-me a iniqüidade dos meus perseguidores,

6 dos que confiam nos seus bens e se gloriam na multidão das suas riquezas?

7 Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, nem por ele dar um resgate a Deus,

8 (pois a redenção da sua vida é caríssima, de sorte que os seus recursos não dariam;)

9 para que continuasse a viver para sempre, e não visse a cova.



Introdução:
 As palavras RESGATE e REDENÇÃO caminham juntas e para entendermos esta mensagem é necessário que não haja dúvida sobre o seusignificado.
O significado da palavra
REDENÇÃO: Ajuda ou recurso capaz de livrar ou salvar alguém de situação aflitiva ou perigosa.
RESGATE:O valor pago para obter a libertação ou soltura de um cativo.
Talvez você já tenha passado por esse momento sem perceber que de fato passou.
Situação 1:Minha filha Juliana, ainda pequena, precisou fazer um exame de sangue para descobrir uma febre que não passava, e o enfermeiro não conseguia achar a veia e furou várias vezes o seu braço, e como não achava furou também o seu pé, e bateu na gente um desespero, pois nós não podíamos fazer nada por ela, em outras palavras, não podíamos dar a ela a redenção e pedir para que parasse, que buscasse outra forma de resolver aquele problema, mas era necessário, para saber qual a doença ela tinha que passar por aquele processo, mas se não conseguisse, disse ele, teria que chamar um cirurgião...mas nós dissemos NÃO, e
Ø      Eu queria dar a redenção para a minha filha, mas não podia, tinha que ser ela, era um momento dela. Quanto você daria para livrar seu filho daquela situação?
Situação 2:Outra vez o meu Rafa quebrou o braço e eu o levei para o hospital, e lá chegando o médico pediu que eu o segurasse porque teria que colocar o osso quebrado na posição de engessar, ele quase desmaiou de dor e eu quase desmaiei de frouxidão. Eu não podia fazer nada. Não tinha dinheiro que pudesse trazer a REDENÇÃOpara o meu filho naquele momento.
Ø      Qual seria a redenção nesse caso: é você comprar uma solução para que ele não passasse por aquele momento.
Parte 1 - O Salmista disse que a sua vida é caríssima e dinheiro nenhum poderia pagar.
Leandro, da dupla Leandro e Leonardo disse na semana que morreu, que daria todo o seu dinheiro para comprar a sua cura, e dias depois ele morreu, ou seja, não conseguiu fazer a redenção de sua vida.
Para chegar onde quero eu preciso fazer menção a dois filmes que muitos conhecem e já assistiram:
1º é a Lista de Chindler: O que fez Chindler, sabendo que muitos judeus seriam levados para o sacrifício, Chindler que era um alemão, subornou os Nazistas militares com dinheiro, para que muitos desses que iriam para a morte, fossem desviados para trabalhar em sua fábrica.
Ø      O que é redenção? Ajuda ou recurso capaz de livrar ou salvar alguém de situação aflitiva ou perigosa. Naquele momento Chindler comprou a vida para aquelas pessoas, mas ele não deu a vida por eles, e, além disso, aquelas pessoas acabaram morrendo, ou seja, a redenção foi parcial e momentânea.
Para que haja um RESGATE, é necessário que algo tenha acontecido, algum incidente de percurso, ou seja, alguns precisam de resgate por motivos diversos: sua vida transcorria normalmente até que....
 Alguns precisam ser RESGATADOS nesta noite porqueum dia disseram SIM.
·       seus pais se separaram...
·       seu marido te deixou...
·       que você debilitado disse o primeiro sim ao cigarro,
·       até que você fora apresentado ao vício,
·       ao namorado...que viviam uma vida.
·       Uns precisam ser resgatados hoje porque disseram
·       Um SIM ao primeiro gole.
·       Um SIM ao primeiro convite ao sexo.,M



·       Um SIM a uma mudança de emprego.
·       Um SIM a um
O 2º filme é O resgate do soldado Ryan. Seu nome completo era James Francis Ryan. Também baseado em fatos. Na guerra norte-americana, uma família de 4 filhos homens enviados para a guerra, 3 foram mortos em batalha e só um restava um, o paraquedista Ryan.  O Exército americano, então, decidiu mandar um pelotão exclusivamente para resgatar esse soldado, trazê-lo de volta para casa, para sua mãe.
Conclusão:
Marcos 10:45
45 Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

Jesus deu sua própria vida para te RESGATAR porque não podia fazer isso de outra forma, não tinha como ser diferente. O Homem pecou.
Rom. 3:23 – Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.       

I COR. 6:20 – Porque fostes comprados por preço; glorificai  pois a Deus no vosso corpo.

terça-feira, 26 de junho de 2012

FURTAR ENERGIA ÉLÉTRICA É PECADO!
Amados hoje nó vamos discorrer algo muito sério e importante sobre os requisito e/ou princípios necessário para se implantar uma célula em uma casa.
Gostaria de esclarecer que nosso discipulado tem como princípio a palavra de Deus e o vamos compartilhar aqui mesmo que seja duro para alguns é na verdade para evitar problemas ou apropriação de maldições para a vida de um pequeno grupo, mais precisamente a célula.
É principio nosso não aceitar que uma célula não seja implantada em uma residencia em que seu dono possua o famoso “miau” na energia elétrica ou como quiser: gato. Isto por que a palavra de Deus nos informa que roubar é pecado e já sabemos por meio de estudos que o pecado gera morte e além disso é uma legalidade para introdução de demônios em quem deu a legalidade e nos seus pertences.
Sabemos que a presença de demônios revela que ali existe a maifestação de contaminação espiritual e consequentemente uma perpetuação de uma tipo de maldição específica e como já sabemos que o pecado não confessado e apagado pelo sangue de Jesus e as atitudes que levavam a tal pecado mortificadas se perpetua e contamina as pessoas da família de geração em geração. Assim sendo se um líder ou anfitrião de uma célula tendo consciência  da prática de um pecado como esse e não toma atitude de estirpar o pecado, isto é, não chama para uma pastoral para tratar do assunto está sendo negligente e cumplice de tal pecado e atraindo apra si maldição e legalidade para que demonios da classe do roubo operem na vida da célula. O resultado disso é uma célula contaminada por espiritos malignos e passa não mais fluir em suas etapas.
Isso é inadimíssivel para nós filhos de Deus e principalmente para aqueles que assumem a liderança de uma célula. Tendo em vista o princípio de que líder é uma autoridade constituída por Deus está sempre impondo suas mãos sobre os membros de sua  célula então se ele estiver residindo em um local em que ele possue roubo de energia elétrica para seu uso, o mesmo contrai maldição para si, sua família e fere o corpo de Cristo com tal pecado e além disso multiplica esse pecado na vida das pessoas que frequentam suas reuniões de célula. Observe o se guinte versículo: Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Tiago 1:23  /Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Tiago 1:25   e  mais:  Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Romanos 2:21
Somos o espelho para aqueles em quem ministramos e não podemos ser negligentes com a palavra do Senhor e fazer vista grossa e esquecer que só verá a Deus aquele que vive em santidade veja: Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, SENHOR, para sempre. Salmos 93:5 /Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. 1 Tessalonicenses 4:7  assim o roubo é imundícia espiritual e um líder que deseja que seus discípulos cresçam em qualidade para alcançar uma multiplicação sadia sem maldição em sua arvore genealógica esopirtual não pode em hipótese alguma deixar assuntos como esse cair no esquecimento, mas combater e jamais negociar com pecado. Imagina se a nossa igreja local tivesse um gato o que diriam da integridade do nosso pastor presidente e de todo o resto? Seríamos chamados de ladrão e a light cairia com um processo contra a igreja e a nível residencial isso não é diferente e por isso que nosso testemunho conta pra ganharmos nosso vizinho e aqueles que temos como alvo pra alcançarmos. Cedo ou tarde o diabo vai levantar alguém pra acusar e denegrir a imagem daquele anfitrião e/ou líder, e saibam que um líder representa o pastor e igreja local ao qual ele pertence e por tanto ele mancha o corpo com seu pecado. O corpo padece e seu crescimento celular fica impedido. Convém à tua casa(célula) parafraseando... a santidade.
Fora os sintomas de maldição e amaldição do espírito de ladrão e o sofrimento com perdas constantes, o dinheiro ainda que dizimado não rende, as coisas não rendem e além de tudo estragam rápido, roupas se rasgam, alimentos se perdem. Isto tudo porque o espírito maligmno rouba e logo em seguida destrói e tem gente que não ve o porquê que muito embora seja crente vive uma vida de fracasso ora total ora parcial. Como um líder vai ensinar que não deve roubar se ele é o primeiro a consentir o roubo ou até viver na prática do mesmo, amados roubar energia elétrica é PECADO  e se você conhece alguém que tem célula debaixo dessa maldição ore para que Deus possa intervir e trazer luz ao líder e ao anfitrião para que isso seja resolvido evitando a morte espiritual de uma célula inteira.
Infelizmente eu já tive a desprazer de ter que tirar a célula da casa de um liderado, dei um prazo a ele, mas infelizmente ele não podia fazer nada para mudar já que havia um dívida quilométrica e eu não tive outra alternativa a não ser retirar a reunião da casa do mesmo. Ele ficou chateado,mas nós não negociamos com o pecado para agradar a ninguém e graças a Deus saimos desse jugo miserável do roubo. A palavra de Deus é inegociável ele precisa ser praticada da maneira que o Mestre ordena.
Certamente essa palavra vai confrontar a muitos que estão irregulares e debaixo desse pecado,mas esse é o padrão de Deus para uma célula fluir em santidade, qualidade e consequentemente em quantidade também.
Esse é o padrão do nosso discipulado e deve ser ensinado às próximas gerações de líderes e anfitriões. Não olhem para quem está errando nisso sigam o que a palavra ensina, qainda que algum pastor até mesmo consinta ore por ele para que tenha coragem de aplicar a verdadeira palavra, a palavra que sai da boca de Deus. Amém irmãos?
Um abraço,
Welington & Adrtielle  Cabral



ESCALA DE SERVIÇO ETAPAS DA REUNIÃO DA CÉLULA

CONDUZINDO O MOMENTO DE COMUNHÃO (LANCHE)

Após o momento da visão finalmente iremos para a parte de descontração sadia e comunhão ministrados através do lanche ou até mesmo um jantar ou almoço. É importante envolver os membros da célula no que diz respeito a contribuir para que seja servido nas reuniões um lanche de excelência e é através da escala dos membros onde cada semana um se responsabiliza pelo lanche providenciando os “quitutes” que serão levados à mesa para ser degustados durante as conversas que surgirem. Antes de servir o mesmo é mister que seja dado graças pelo alimento disposto.
Nesses dias temos vivido em nossas células abundancia no eu diz respeito a esse momento, o Senhor tem levado aqueles que estão escalados a servirem alimentos de excelência, já foi servidos mini jantas abençoadíssimas ao ponto de todos ficarem surpresos com requinte e carinho desprendidos para esse momento tão bom.
Agradeço a Deus e espero que o padrão não caia e a soberba não os alcance. Sabe muitos visitantes retornam a reunião depois de participarem de uma célula que cumpre cabalmente as etapas com responsabilidade e comprometimento.
Nada impede que todos contribuam, pois a escala é simplesmente para designar alguém para ministrar, podendo o mesmo solicitar apoio logístico e financeiro para que nesse momento alcance pleno êxito. Somos uma equipe e nosso não é constranger a ninguém, pois temos que prever alguns contratempos como a falta de recursos para a confecção do lanche por parte de quem foi escalado para aquele dia e por tanto como equipe deveremos honrar essa pessoa ajudando-a a cumprir sua tarefa de servir o lanche da célula.
Isto posto quero deixar claro que ninguém está autorizado a recuar nas tarefas discriminadas nas escalas, a não ser por envolvimento com o pecado, sem antes buscar apoio na liderança e nos demais da equipe, pedir ajuda não é nada vergonhoso, mas deixar de pedir é na verdade permitir que o orgulho se instale com o pretexto de incapacidade e de impossibilidades devido a focalização errada de como resolver uma possível problemática.
É claro que os problemas irão surgir e isso faz parte da vida da célula e isso serve para gerar reações que resultarão em amadurecimento tanto individual quanto coletivo a nível celular.
Bom, creio que todos esses estudo são suficientes para que possamos realizar as nossas reuniões no padrão que temos recebidos da parte de nossos pastores e conseqüentemente do Senhor.
Gostaria de esclarecer que esse material deverá ser passado de geração em geração das células que certamente o senhor nos entregará para apascentar, pois é importante que falemos a mesma língua.
ORIENTAÇÕES SOBRE COMO COMPARTILHAR A VISAO

Amados, estamos estudando coisas muito importantes quanto ao funcionamento saudável de uma reunião de célula e hoje vamos continuar com esse trabalho tão importante e necessário para o crescimento de nossas células.
Esse é o momento que devemos conduzir os membros da célula a olharem para o oikos de cada um e pensar em uma estratégia de divulgar o evangelho levando as boas novas do amor do Senhor. Certamente será necessário ministrarmos o “grito” de guerra que nada mais é que encargo da visão, vamos lembrar agora? Então observem bem e procure recitar em voz alta com firmeza e determinação, convicção.

O NOSSO ENCARGO
É EDIFICAR UMA
IGREJA DE VENCEDORES,
ONDE CADA MEMBRO
É UM MINISTRO,
CADA CASA UMA IGREJA
CONQUISTANDO ASSIM
NOSSA GERAÇÃO
PARA CRISTO
ATRAVÉS DAS CÉLULAS

Bom talvez você tenha dúvidas a respeito da palavra OIKOS, mas é fácil de nós entendermos, pois essa palavrinha esquisita representa o ciclo de relacionamento de cada membro da célula e isso é muito importante para nós que queremos e temos o encargo de expandir o reino de Deus e por isso devemos desferir uma atenção muito especial para esse momento, onde como líderes e líderes em treinamento deveremos injetar o sonho de Deus de ganhar as pessoas de seus respectivos ciclos de relacionamentos para Cristo.
E é aqui que precisamos incentivar a todos a terem pelo menos três alvos cada um, para que se possa orar durante esse momento
Precisamos voltar às origens onde as células tinham um mural com o principal objetivo de colocar os nomes dos alvos de cada membro da célula de preferência com a foto do lado.
Após o momento da palavra onde todos são edificados e fortalecidos deveremos injetar, contagiar os corações a sonharem com  a salvação de seus entes queridos e esse é um momento de muito emoção que com certeza culminará em um clamor por almas muito peculiar e propício. Devemos conduzi-los a visualizar pelos olhos da fé seus alvos se entregando a JESUS, participando do ENCONTRO COM DEUS e sendo inseridos no convívio da célula.
É nesse momento que também devemos injetar o sonho de liderar e o de multiplicar a célula. Aproveitando a oportunidade para transferir com imposição de mãos a  unção de conquista sobre a vida daqueles que aceitaram o chamado para se tronarem líderes de célula, isto é, os líderes em treinamento.
Podemos usar músicas de louvor que fazem referência a ganhar almas, de colheita e também a restauração de sonhos, e musicas específicas que possuem a mensagem literal do encargo da visão como a melçodia que a Irma Reni Teixeira criou para o encargo da visão do nosso cd. Musicas domo Dá-me almas de Cris Duran, entre outros.
Esse é o momento em que devemos permitir que a nossa paixão por almas seja liberada sem reservas misturada a unção de Deus e certamente ele ouvirá o clamor do povo pelos perdidos.
Para finalizar gostaria de reforçar o que já tenho enfatizado desde o início: dependa do Senhor, pois ele direcionará a você e toda a nossa equipe a fluir com um rio de águas cristalinas no Espírito. E ninguém depende de Deus se genuinamente não possui uma vida de oração coesa e íntima com Ele, pois fica impossível receber qualquer direção prévia do Senhor da obra sem ter um mínimo de contato com o mesmo.
Amém? O nosso próximo assunto é o momento de comunhão o”comes e bebis”, certo? Um grande abraço!
Welington & Adrielle Cabral


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Como ministrar a palavra da visão e o encargo  /PARTE 01

Esse é o momento da célula onde vamos ampliar nossos horizontes e incutir na mente o encargo, pois nós não vivemos de cargo e sim do fogo e da paixão pelas almas. Também pelo desejo de agradar o coração de Deus, pois o centro do coração de Deus é almas sabendo que teremos o direito de recebermos o galardão que será de acordo com o que realmente produzimos para o Reino de Deus e é por isso que temos que enfatizar que um vencedor precisa GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR E ENVIAR.
ORIENTAÇÕES A RESPEITO DOS ALVOS PARA O ENCONTRO COM DEUS

Amados quanto as pessoas que temos como alvo para o encontro é necessário um maior investimento no que diz respeito a urgência que isso representa: estamos sendo canais para a salvação de almas.
Não podemos negligenciar o envio de quem quer que seja para o encontro, devemos lutar com todos os recursos que temos à mão para que essas almas estejam lá e jamais deveremos incentivar a deixar para o próximo, pois o próximo pode não acontecer em virtude de pelo menos três causas:
  1. Arrebatamento, nesse caso a pessoa foi direto pro inferno sem ter tido a chance de ter se encontrado com o Senhor em tempo hábil para aceitá-lo contraindo a salvação devida por sua fé;
  2. Morte natural ou acidental, aqui é a mesma situação a da anterior mencionada acima;
  3. Adiamento provocado, aqui é talvez para mim um dos casos mais graves, pois nela há influencia direta do homem e sendo assim não podemos tolerar que isso aconteça no nosso meio. Pense: se temos alguém que quer ir muito ao ENCONTRO COM DEUS não podemos impedi-la de ir sugerindo que vá ao próximo encontro da  rede do pastor fulano, e sim incentivá-la procurando facilitar a estar  nesse grande evento e ainda sermos privilegiados por Deus em participar de um momento tão impar na vida de alguém. Assim se há um encontro disponível para enviarmos alguém, mesmo que não seja da nossa rede deveremos enviá-la prontamente.
É preciso jogar limpo e esclarecer a pessoa que ela irá se ausentar de sua casa por um final de semana inteiro e não usar de barganha carnal para convencê-la, pois quem convence é o Espírito Santo que opera tanto o querer quanto o efetuar. Nosso princípio é a verdade e usar de engano pra enviar alguém  é pecado e provavelmente tal pessoa irá perceber que foi enganada e posteriormente ficará magoada e se afastará.
Infelizmente os maus exemplos também existem para não serem seguidos e nos servem de alerta, e assim adquirimos sabedoria no assunto, pois o sábio aprende com  os erros dos outros. É mister sabermos que pelas redondezas do nosso território celular isso já tenha acontecido e até tem servido de escândalo para alguns, impedindo que outras pessoas queiram ir quando sabem das barganhas que se tem sido executadas a pretexto de mandar alguém para o encontro. Amados isso não pode acontecer no nosso discipulado, o procedimento padrão é a oração, jejum associados ao oikos de cada membro da célula nos quais serão estrategicamente  abordados para os inscrevermos pela fé para o encontro.
É com esse objetivo que semanalmente nos reunimos na 2ª para orarmos pela vida da célula e pelos seus alvos.
No nosso discipulado temos o foco do evangelismo é agressivo, extravagante ditado pelo seguinte texto que diz Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. 2 Timóteo 4:2  ou seja não existe tempó predeterminado por Deus para pregarmos  e evangelizarmos e por tanto isso também se aplica as oportunidades que surgem para enviarmos pessoas para o encontro temos que aproveitar todas,pois não sabemos que dia e hora que o senhor voltará e quando isso acontecer já não haverá mais tempo hábil para evangelizar.
Bom é que tenhamos como meta ganhar a pessoa para Jesus através de um apelo e oração de confirmação de recepção de Jesus como salvador e depois trabalhá-lo pro encontro enviando-o imediatamente assim que houver disponibilidade para fazê-lo, pois se acaso houver a grande volta essa pessoa terá assegurado sua salvação.
Ora amados esperamos que tais palavras sejam observadas, colocadas sob o crivo das vossas orações e praticá-las.
Deixo-vos a paz do Senhor profetizando sobre vós a oração de jabez: que o Senhor vos abençoe muito e alargue o vosso território, que a mão do Senhor seja sobre vós de modo que mal algum vos alcance e dor alguma vos aflija.
Um abraço dos valentes de Davi, lideres
Welington e Adrielle Cabral

sábado, 9 de junho de 2012

COMO MINISTRAR AS ETAPAS DA CÉLULA - PARTE 04 COMPARTILHANDO A PALAVRA O ponto alto da célula E aí amados vocês estão gostando do nosso blog de discipulado celular? Espero que o formato esteja bem adequado para um fácil entendimento. Caso alguém tenha alguma sugestão, por favor, não hesite em nos informar pelo nosso e-mail gaditawelington@gmail.com. Hoje vamos continuar com a nossa série de palavras que esclarecem o nosso modo de ministrar cada etapa da reunião da célula vamos lembrar: 1. QUEBRA-GELO; 2. LOUVOR E ADORAÇÃO; 3. OFERTA; 4. PALAVRA; 5. VISÃO; 6. CONFRATERNIZAÇÃO (lanche) Nosso tópico hoje é como conduzir a ministração da palavra. È bom ressaltar já de antemão que a palavra da célula deverá seguir a direção do nosso pastor presidente, isto é, o tema e o esboço da pregação de domingo deverão ser compartilhados na reunião da célula e é por isso que devemos anotar a palavra de domingo e estudá-la durante a semana no nosso devocional até que o dia da nossa reunião. Um dos principais motivos de ministrarmos a mesma palavra de domingo a noite é unidade no que diz respeito a autoridade da igreja local: precisamos falar a mesma língua do nosso pastor presidente e dos nossos pastores de rede. Ministrar outra palavra que não seja a de domingo é para nós agir com independência das nossas lideranças acima de nós e sabemos que o caminho da independência leva a rebeldia e por fim uma “confusão de línguas”. Com isso corre-se o risco de usurparmos o coração das ovelhas para nós mesmos e isso é pecado e foi o que fez com que o próprio Deus expulsasse lúcifer do céu, ok? Fiquem ligados nisso e orem para que isso jamais aconteça em nosso meio, pois se assim o for poderemos ver uma parte da igreja local se desmembrando sem o consentimento e a benção da nossa liderança, uma divisão traumática e desnecessária. Bom o nosso lema é multiplicação e não divisão, certo? Outro motivo é oportunidade que damos aqueles que por algum motivo não puderam estar presente no culto da noite de receberem a mesma porção ou até maior do que no domingo. No culto ouvimos a pregação, mas nas nossas reuniões não podemos agir com a postura de pregador, mas de COMPARTILHADOR onde se dá a oportunidade de todos expressarem o que sentiram ao ouvirem a palavra e onde mais foram tocados e com isso edificado em suas vidas. Assim a função do líder e também do líder em treinamento da célula é compartilhar em sua microcélula com os irmãos o que ele recebeu sem, no entanto vetar a oportunidade que se deve dar para que os irmão possam também edificar. O tema dado deverá ser lido bem como o texto base da pregação e após uma oração pedindo ao Espírito Santo que traga luz e revelação nesse momento e logo após iniciarmos o compartilhar, que particularmente para mim é o ponto alto da reunião da célula, é o momento que cadeias são quebradas e vidas liberadas pelo poder da palavra. E pare pra observar como tem sido esse momento em nossa célula e você verá como o Espírito Santo tem operado edificando cada um de nós não é mesmo? Note que sempre ao final Deus tem derramado um quebrantamento em nossos corações e sentimos o poder Dele fluir em nossas reuniões com um intenso mover que tem trazido um censo de dependência Dele, amém?! Uma pergunta bem elaborada em cima do tema desencadeará uma série de respostas que trarão peso de edificação espiritual, pois a experiência de cada um nunca é a mesma entre si e quando compartilhada edifica aspectos da vida dos outros irmãos que eles por si mesmos não conseguiram perceber sozinhos. Observe que muito embora a palavra seja mesma para todas as pessoas, não produz o mesmo efeito em cada indivíduo, pois ele tocará naquilo que a pessoa está precisando ser moldada em Cristo tendo o seu caráter transformado naquele aspecto específico que o Espírito revelou individualmente. Tal aspecto ao ser compartilhado será usado pelo Espírito para continuar tocando corações durante esse Maravilhoso momento. É bom estar bem antenado para perceber sutis ações de espíritos malignos que nesse momento gostam de interferir usando alguém despercebido para trazer um tema ou um outro assunto paralelo e geralmente polêmico o que nem é preciso ressaltar que isso fere a edificação e se o líder não tiver sabedoria para reconduzir para o verdadeiro foco e ênfase da edificação terá uma reunião desastrosamente perdida e fora do caminho. Esse tipo de situação não pode em hipótese alguma acontecer e se caso for percebido o líder deve retomar de preferência de forma suave sem ferir quem levantou uma questão fora da palavra ministrada. Em alguns casos você deverá ser mais incisivo e marcar com a pessoa uma conversa a parte para tratar do assunto que ela está com dúvida partindo da premissa de que o líder tem o dever de ajudar seus liderados a sanar qualquer dúvida que tenham, mas tendo a consciência de que há tempo para todas as coisas conforme a palavra nos informa. Isso já aconteceu comigo amados, eu estava ministrando sobre quebra de maldição e uma pessoa começou a falar de divórcio e se Deus não tivesse me dado sabedoria para conduzi-la de volta ao tema eu teria tido um verdadeiro debate doutrinário na célula. Eu tive que deixar claro para a pessoa que o tema era quebra de maldição e não o divórcio, muito embora o mesmo seja um sintoma de maldição familiar e a pessoa recebeu bem e no final foi quebrantada ao ponto de se arrepender de seus pecados. Mas eu ofereci a ela uma visita em sua casa para tratarmos biblicamente sobre o tema levantado por ela em outra data. Dito isto temos que nos ater ao tempo reservado na reunião para essa etapa que é de no máximo de 45 minutos sendo 30 minutos compartilhando e 10 minutos aplicando a mesma através de oração e ministração de acordo com a direção que o Senhor der. È bom que o líder tenha um louvor adequado ao tema para uma melhor introspecção da palavra e aí sim ministrar com toda a liberdade do Espírito focando o que foi compartilhado para que haja uma impressão definitiva e haja vida viva fluindo e restaurando as áreas que aquela edificação tocou. Deve-se conduzir a todos presentes a refletir em silencio após todos já estarem de pé sobre a palavra ministrada convidando-os a dar lugar para que o Espírito de Deus ministre em suas vidas naquilo que se percebeu que há necessidade de algum tipo de mudança e com isso o quebrantamento e total rendição a Ele produzirão pelo seu poder a restauração, a cura, a libertação, o perdão. É bom ter óleo ungido para ministrar com imposição de mãos e esse momento pode ser também um bom momento para se fazer apelo e se assim o for será melhor que se forme duplas de oração e de preferência varão com varão e varoa com varoa. Esse momento é tempo em que a reunião estará fervendo pela presença Dele e o toque será muito mais intenso e é nesse instante que você poderá ser impelido pelo Espírito a operar nos dons espirituais ou qualquer outro membro da célula. Quero terminar ressaltando que a palavra deverá ser previamente estudada como forma de uma preparação mais apurada regada com dependência total do Senhor através da oração e jejum. LEMBRANDO QUE: O VERDADEIRO VALENTE É FORTE DIANTE DOS HOMENS E UM FRACO DIANTE DE DEUS! Um grande abraço na paz do Senhor dos seus líderes, Welington & Adrielle Cabral
CÉLULA VALENTES DE DAVI MANUAL DE COMPORTAMENTO E ÉTICA CELULAR CAROS IRMÃOS É COM GRANDE PRAZER QUE ESCREVEMOS ESTE PEQUENO MANUAL PARA FACILITARMOS O CONVÍVIO E O DISCIPULADO. NOSSO INTERESSE É QUE TODOS AMADUREÇAM EM CRISTO MANIFESTANDO ASSIM SEU MARAVILHOSO CARÁTER. ASSIM SENDO PEDIMOS A TODOS QUE PRESTEM ATENÇÃO E OBEDIÊNCIA ÀS SEGUINTES ORIENTAÇÕES:  HAVENDO ALGO A SER ESCLARECIDO SOBRE QUALQUER ASSUNTO VOCÊ DEVERÁ SE DIRIGIR DIRETAMENTE AO SEU LÍDER DE CÉLULA. CASO VOCÊ NECESSITE DE ORIENTAÇÃO PROCURE O LÍDER DO MESMO SEXO EVITANDO QUAISQUER TIPOS DE CONSTRAGIMENTOS;  EVITE COMENTAR SITUAÇÕES E PROBLEMAS PESSOAIS COM PESSOAS QUE NÃO IRÃO RESOLVER SEU PROBLEMA PROCURE SEU LÍDER IMEDIATAMENTE NÃO IMPORTANDO A HORA NEM O DIA. É EXPRESSAMENTE RECOMENDÁVEL QUE VOCÊ BUSQUE AJUDA SEM SE PREOCUPAR COM A GRAVIDADE DO PROBLEMA QUE POR ACASO ESTEJA VIVENDO;  SE VOCÊ FOR IMPULSIONADO(A) A IR FAZER ALGUM TIPO DE TRABALHO PARA O REINO DE DEUS EM PROL DO CRESCIMENTO DE SUA CÉLULA É EXPRESSAMENTE RECOMENDÁVEL QUE VOCÊ PEÇA AUTORIZAÇÃO E COBERTURA AO SEU LÍDER;  AO REALIZAR UMA VISITA DE EVANGELISMO, CONSOLIDAÇÃO, EXORTAÇÃO, CONSOLO E APOIO MORAL É EXPRESSAMENTE RECOMENDÁVEL QUE VOCÊ NÃO VÁ SOZINHO DE PREFERÊNCIA VÁ COM PELO MENOS MAIS UM IRMÃO E DO MESMO SEXO QUE VOCÊ. SUA VISITA DEVERÁ SER DIRIGIDA SEMPRE A ALGUÉM DO MESMO SEXO QUE VOCÊ;  SE FOR ALGUÉM QUE É SEU ALVO PRA GANHAR SEU LÍDER, CONVIDE O SEU LÍDER;  Os LÍDERES EM TREINAMENTO BEM COMO OS MEMBROS DA CÉLULA NÃO ESTÃO AUTORIZADOS PELO SEU LÍDER A EXERCER IMPOSIÇÃO DE MÃOS NA CABEÇA E SOBRE O PEITO DURANTE AS MINISTRAÇÕES NAS REUNIÕES DE ORAÇÃO E DA CÉLULA E TAMBÉM NOS CULTOS DE CELEBRAÇÃO DA IGREJA LOCAL;  QUANDO O LÍDER DE CÉLULA ESTIVER MINISTRANDO ALGUM TIPO DE ORAÇÃO NA VIDA DE ALGUÉM DEVERÁ RECEBER APOIO INTERCESSÓRIO DO SEU LÍDER EM TREINAMENTO, BEM COMO DAQUELE QUE SENTIR IMPULSO DO ESPÍRITO PARA ENTRAR NA BRECHA;  HAVENDO CASOS DE ENDEMONIAMENTO NA CÉLULA O LÍDER OU QUEM ELE DESIGNAR PARA EXPULSAR O ESPÍRITO MALÍGNO, DEVERÁ RECEBER APOIO INTERCESSÓRIO DO SEU LÍDER EM TREINAMENTO, BEM COMO DAQUELE QUE SENTIR IMPULSO DO ESPÍRITO PARA ENTRAR NA BRECHA; APENAS O MINISTRADOR DEVERÁ DESFERIR ORDENS CONTRA O INIMIGO EM NOME DE JESUS E O INTERCESSOR DEVE INTERCEDER PARA QUE O MINISTRADOR RECEBA REVELAÇÃO DE COMO CONFRONTAR COM EFICÁCIA O MAL QUE ESTIVER OPERANDO EM QUESTÃO;  HAVENDO NECESSIDADE DE LIGAR PARA O SEU LÍDER PROCURE FAZÊ-LO DIRECIONANDO SUA LIGAÇÃO PARA O LÍDER DO MESMO SEXO QUE VOCÊ. CASO CONTRÁRIO SOMENTE EM CASO DE NÃO CONSEGUIR FALAR DEVERÁ LIGAR PARA SEU LÍDER DO SEXO OPOSTO;  NÃO REALIZE NENHUMA AÇÃO EM PROL DA CÉLULA SEM ANTES AVISAR E PEDIR AUTORIZAÇÃO AO SEU LÍDER. CASO NÃO CONSIGA CONTACTAR SEU LÍDER VOCÊ DEVERÁ LIGAR PARA O SEU DISIPULADOR E PROCEDER DA MESMA FORMA. CASO A AUTORIZAÇÃO SEJA NEGADA SAIBA QUE DEUS ESTÁ NO CONTROLE E MESMO QUE SEU LÍDER ESTEJA ERRANDO VOCÊ NÃO DEVE JULGÁ-LO NEM EXPOR SUA OPINIÃO A OUTREM, DIRIJA SUA SUGESTÃO, CRÍTICA OU INSATISFAÇÃO DIRETAMENTE AO SEU LÍDER;  TODAS AS VISITAS AUTORIZADAS PREVIAMENTE PELO SEU LÍDER DEVERÃO SER INFORMADAS ATRAVÉS DE UM RELATÓRIO POR ESCRITO CONTENDO DATA , HORA, NOME DA PESSOA QUE RECEBEU A VISITA, NOME DOS VISITADORES BEM COMO CIRCUSNTACIAS ADVERSAS E PROBLEMAS IDENTIFICADOS PARA UM ACOMPANHAMENTO MAIS APROPRIADO. SERÁ PROVIDENCIADA UMA FICHA DE VISITA ONDE SE PODERÃO EXECUTAR AS ORIENTAÇÕES ACIMA DESCRITAS DEVIDAMENTE ANOTADAS;  QUANTO A DISCIPLINA NO QUE DIZ RESPEITO A PECADOS DE MEMBROS DA CÉLULA ADOTAREMOS OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS: 1- CASO O PECADO SEJA DE CUNHO INTIMO, INDIVIDUAL E PESSOAL ONDE NINGUÉM ALÉM DO PRÓPRIO MEMBRO DA CÉLULA QUE O FEZ O SABE, TAL PECADO SERÁ TRATADO DE FORMA INDIVIDUAL, PESSOAL E NÃO SERÁ EXPOSTO À CÉLULA E SOMENTE O LÍDER DEVERÁ ESTAR CIENTE PARA QUE TAL IRMÃO SEJA AMPARADO, ACOLHIDO E TENDO SIDO TRATDO NÃO SE PRECA SE DESVIANDO DO CONVÍVIO DA COMUNHÃO COM SUA CÉLULA; 2- CASO O PECADO SEJA EXPLÍCITO E PÚBLICO DEVERÁ TRATADO PUBLICAMENTE, ONDE QUEM COMETEU A AÇÃO DE SE ENVOLVER COM O PECADO,. TENDO SIDO PREVIAMENTE VISITADO E ACOMPANHADO PELO SEU LÍDER E PERCEBIDO SEU ARREPENDIMENTO EM RELAÇÃO AS SUAS ATITUDES DE ENVOLVIMENTO COM O PECADO, DEVERÁ SER LEVADO EM REUNIÃO PÚBLICA PARA ESTE EXPONHA SEU PROBLEMA E A CÉLULA ORE JUNTAMENTE COM ELE PARA QUE HAJA CURA E SIRVA DE DISCIPLINA PARA O S DEMAIS MEMBROS DA CÉLULA;  HAVENDO LITÍGIO ENTRE IRMÃOS DA CÉLULA O TRATAREMOS DA FORMA QUE A PALAVRA NOS ORIENTA:  1 ADVERTINDO INDIVIDUALMENTE SEM QUE HAJA PRESENÇA DE TESTEMUNHAS;  2- HAVENDO INSISTÊNCIA NO MESMO ERRO ESTE SERÁ ADVERTIDO COM A PRESENÇA DE UMA TESTEMUNHA;  3- E EM ÚLTIMO CASO ESTE MESMO DEVERÁ SER ADVERTIDO PUBLICAMENTE COM INTUITO DE DISCIPLINÁ-LO SERVINDO TAMBÉM DE EXEMPLO PARA OS OUTROS MEMBROS DA CÉLULA;  4- E EM EXTREMÍSSIMO CASO SE AINDA ASSIM ESTE MESMO CONTINUAR INSISTINDO NO ERRO DEVERÁ SER CONSIDERADO POR TODOS ANÁTEMA;  HAVENDO EVENTOS PROGRAMADOS COM O FIM DE GANHAR MAIS PESSOAS PARA CRISTO TODOS OS MEMBROS DA CÉLULA DEVERÃO PARTICIPAR CONTRIBUINDO COM SEU ESFORÇO E EMPENHO NA EXECUÇÃO DA TAREFA PARA A QUAL FOI DESIGNADA PARA SE EXECUTAR.  TODOS AQUELES QUE JÁ ESTIVERAM NO ENCONTRO COM DEUS DEVERÃO SE MATRICULAR NOS CURSOS DA IGREJA COMO “CURSO DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL”, “MATURIDADE NO ESPÍRITO”, ”ESCOLA DE LÍDERES”, “SEMINÁRIO(OPCIONAL)” E APÓS A CONCLUSÃO DOS MESMOS PARTICIPAR DOS CULTOS QUE OCORREM NO TEMPLO NO HORÁRIO DA MANHÃ COM O NOSSO PASTOR PRESIDENTE;  HAVENDO CONVOCAÇÃO PARA QUALQUER SERVIÇO NOS EVENTOS DA IGREJA COMO ENCONTRO, MAC (MINISTERIO DE APOIO AO CULTO, E OUTROS TIPOS DE SERVIÇOS. VOCÊ DEVERÁ CONSULTAR SEU LÍDER PRA QUE SEJA AVALIADO SE ESTÁ APTO PARA EXERCER O SERVIÇO PARA O QUAL VOCÊ FOI CONVIDADO E DESIGNADO. CASO CONTRÁRIO DEVERÁ AGUARDAR O TEMPO DE DEUS;  SE VOCÊ TEM ALGUM TALENTO PARA MÚSICA, DANÇA OU TEATRO E QUER PARTICIPAR DOS ENSAIOS E DO MINISTÉRIO DE LOUVOR DA IGREJA LOCAL VOCÊ DEVERÁ ESTAR DEVIDAMENTE ASSÍDUO EM SUA CÉLULA, SENDO SUBMISSO AO SEU LÍDER, E MATRICULADO NOS CURSOS DA IGREJA. SEU LÍDER DEVERÁ SER CONSULTADO PARA QUE VOCÊ TENHA SUA COBERTURA E AVAL. SÓ ASSIM TERÁS ÊXITO AO INGRESSAR EM TAL MINISTÉRIO.  EVITE A FOFOCA NA CÉLULA E NO MEIO DA IGREJA. SE ALGUÉM QUISER FALAR DE OUTRO IRMÃO NÃO ACEITE E DÊ UM PRAZO DE NO MÁXIMO 24 HORAS PARA QUE O MESMO SE CONSERTE COM A PESSOA DA QUAL SE ESTÁ FALANDO MAL. NÃO EMPRESTE SEU OUVIDO PARA A FOFOCA, ISSO É PECADO E GERA MORTE E MUITAS FERIDAS.  PROCURE OUVIR MAIS E FALAR MENOS. QUEM FALA MUITO APRENDE MUITO POUCO, MAS QUEM FALA POUCO ESTÁ PROPÍCIO A APRENDER MAIS E ERRAR MENOS;  NÃO ACEITE DIREÇÃO QUE NÃO LHE SEJA DADA PELO SEU LÍDER POR MAIS QUE PAREÇA ÓTIMA ELA DEVERÁ SER SUBMETIDA À ANÁLISE DA SUA LIDERANÇA;  SE VOCÊ SE CONSIDERA ALIANÇADO E SE TEM COMO DISCÍPULO DE SEU LÍDER PROCURE ESTAR SEMPRE DE PRONTIDÃO PARA SERVÍ-LO NAS TAREFAS DA CÉLULA E NOS EVENTOS QUE ELE ESTIVER PLANEJANDO REALIZAR MESMO QUE TAL TAREFA NÃO TE PAREÇA NOBRE, EXECUTE-A COM ALEGRIA, APLIQUE-SE A OBEDIÊNCIA E SEJA MUITO BEM SUCEDIDO EM TUDO.  PROCURE OBSERVAR A ESCALA DE JEJUM DA CÉLULA, BEM COMO A SUA PARTICIPAÇÃO NAS MINISTRAÇÕES DAS ETAPAS DA CÉLULA.  ESFORCA-TE PARA QUE VOCÊ CONSIGA LEVAR AO MENOS UM VISITANTE À SUA CÉLULA EM CADA REUNIÃO QUE ACONTECE SEMANALMENTE;  NÃO COMPARTILHE SEUS SONHOS COM QUEM NÃO SONHA COM VOCÊ!  A MULTIPLICAÇÃO DE UMA CÉLULA DE ADULTOS CASADOS SÓ SERÁ BEM SUCEDIDO COM UMA MULTIPLICAÇÃO ONDE A LIDERANÇA DESSA CÉLULA SEJA IMPRETERIVELMENTE UM CASAL CASADO LEGALMENTE E BATIZADO NAS ÁGUAS DEVIDAMENTE TREINADO, POIS O HOMEM CUIDARÁ E MINISTRARÁ SEMPRE NA VIDA OUTRO HOMEM E DA MESMA FORMA A MULHER SÓ PODERÁ MINISTRAR OUTRA MULHER;  A VISÃO DA NOSSA IGREJA LOCAL É QUE AS CÉLULAS DE ADULTOS TENHAM LÍDERES CASADOS;  NOSSO ALVO PRINCIPAL COMO CÉLULA É ALCANÇAR PESSOAS INCRÉDULAS E PESSOAS QUE ESTÃO FORA DO CAMINHO COMO O QUE CHAMAMOS DE DESVIADOS. NÃO CONVIDE PESSOAS DE OUTRAS DENOMINAÇÕES PARA PARTICIPAREM DE NOSSAS REUNIÕES, NEM MUITO MENOS DO ENCONTRO COM DEUS A MENOS QUE ESTAS VENHAM POR SI MESMAS E COM DEVIDA AUTORIZAÇÃO DE SEUS PASTORES;  A TRANSFERÊNCIA DE UM MEMBRO DE OUTRA CÉLULA PARA NOSSA CÉLULA SÓ SERÁ ACEITA CASO HAJA PAZ E TUDO ESTEJA EM ORDEM, SEM PENDÊNCIA ALGUMA COM OS MEMBROS DE SUA CÉLULA DE ORIGEM. DO CONTRÁRIO MESMO QUE ESTEJA FREQUENTE EM NOSSA CÉLULA NÃO SERÁ RECEBIDO COMO NOVO MEMBRO ATÉ TUDO SEJA ESCLARECIDO E CONSERTADO;  NÃO CONVIDE MEMBROS DE OUTRA CÉLULA PARA MIGRAREM PARA NOSSA CÉLULA, ISSO É ROUBO DE OVELHA E ALÉM DE PECADO É FALTA DE ÉTICA, ALÉM DE NÃO GERAR NENHUM TIPO DE CRESCIMENTO REAL PARA O REINO DE DEUS.  EM GERAL QUANDO ALGUÉM NÃO QUER FICAR EM UMA CÉLULA É POR QUE NÃO ESTÁ BEM COM SEU LÍDER E POR TANTO NÃO ACEITAREMOS PESSOAS QUE FALAM MAL DE SEU LÍDER OU DESFEREM QUEIXAS CONTRA SUA PRÓPRIA CÉLULA. TAL PESSOA DEVERÁ SER ENCAMINHADA À UMA CONVERSA PASTORAL PARA ESCLARECIMENTO DE SUAS INSATISFAÇÕES PARA QUE A MESMA NÃO SE PERCA E SEJA CURADA DE ALGUMA POSSÍVEL FERIDA E SEJA REINTEGRADA À SUA CÉLULA;  ACEITAREMOS PESSOAS DE OUTRA CÉLULA DESDE QUE APRESENTE CARTA DE RECOMENDAÇÃO DO LÍDER DA CÉLULA NA QUAL ERA MEMBRO;  CASO HAJA ALGUÉM QUE SEJA MEMBRO DE OUTRA DENOMINAÇÃO QUE POR SI MESMO QUER SE TORNAR MEMBRO DE NOSSA IGREJA LOCAL DEVERÁ SER ASSÍDUO NAS REUNIÕES DA CÉLULA, TER PASSADO PELO ENCONTRO COM DEUS E JÁ ESTEJA MATRICULADO NOS CURSOS DA PENIEL. SÓ SERÁ RECEBIDO COMO MEMBRO APÓS SEIS MESES, NOSSO ALVO NÃO SÃO MEMBROS DE OUTRAS IGREJAS E SIM OS PERDIDOS E DESVIADOS. A NÃO SER QUE TAL IRMÃO OU IRMÃ TENHAM ENTENDIDO QUE A VISÃO É UM CHAMADO ESPECÍFICO DE DEUS PARA SUAS VIDAS;  REBELDIA E INSUBMISSÃO, BEM COMO OS FRUTOS DA CARNE SERÃO COMBATIDAS NO NOSSO MEIO COM TODA EFICÁCIA POSSÍVEL, SE VOCÊ ACHA QUE SEU LÍDER NÃO É CAPAZ DE LIDERÁ-LO E O REJEITA, REJEITA TAMBÉM A LIDERANÇA DE NOSSO PASTOR PRESIDENTE JÁ QUE O LÍDER REPRESENTA A PESSOA DO PASTOR PRESIDENTE QUE DEU AUTORIDADE PARA APASCENTAR SUAS OVELHAS NA CÉLULA. E REJEITANDO SEU PASTOR REJEITA A AUTORIDADE DE DEUS SOBRE SUA VIDA, VOCÊ ESTARÁ FADADO A UM GRANDE E TERRÍVEL MAL, POIS A REBELDIA É CONSIDERADA BIBLICAMENTE COMO PECADO DE FEITIÇARIA;  NA NOSSA CÉLULA NINGUÉM TEM O DIREITO DE ACHAR NADA, TEM, PORÉM O DIREITO DE BUSCAR LUZ E REVELAÇÃO DA PARTE DE DEUS NA PALAVRA PARA EXPRESSAR A DIREÇÃO QUE CRÊ TER RECEBIDO DESDE QUE TESTIFIQUE NO CORAÇÃO DE SEU LÍDER PASTOR E A TENHA COMPARTILHADO COM A LIDERANÇA ANTES DE LEVÁ-LA A PÚBLICO;  PECADOS COMO ADULTÉRIO, PEDOFILIA E ESCANDALOS SEXUAIS SERÃO TRATADOS DIRETAMENTE PELO SEU PASTOR DE REDE E PELO SEU PASTOR PRESIDENTE;  TAGARELICE NA CÉLULA NÃO SERÁ ACEITA, VOCÊ DEVE RESPEITAR O TEMPO E O DIREITO DO SEU IRMÃO DE PODER FALAR TAMBÉM;  NENHUMA CÉLULA DEVERÁ SER IMPLANTADA EM UMA CASA ONDE SEU ANFITRIÃO TEM O MAU COSTUME DE ROUBAR ENERGIA ELÉTRICA E TV A CABO DA EMPRESA FORNECEDORA DA MESMA, GATO É CRIME E TAMBÉM PECADO E ISSO ABRE LEGALIDADE PARA O DIABO INFLUENCIAR NO ANDAMENTO DA CÉLULA;  NÃO É BOM E NEM ÉTICO PARTICPAR DE REUNIÕES DE SHORTE, BERMUDÕES, BLUSINHA DECOTADA E DE ALCINHA, CALÇA JEANS ARROCHADA DESENHANDO O CORPO E AS PARTES ÍNTIMAS, CAMISA MACHÃO VERÃO, CHINELO DE DEDO, BERMUDA DE LYCRA, BLUSA TRANSPARENTE MOSTRANDO O BUSTO. A SENSUALIDADE FORA DE QUATRO PAREDES DE UM CASAL É PECADO E NÃO SERÁ TOLERADA EM NOSSO MEIO. SAIBA QUE DEUS DARÁ CONDIÇÕES E TEMPO PARA VOCÊ CONVERTER O SEU GUARDA ROUPA, E SAIBA QUE O QUE NÃO SERVE PARA VOCÊ USAR PUBLICAMENTE NÃO SERVE PARA SER USADO EM CASA. É POSSÍVEL SER BONITO (A) SEM SER SENSUAL. NEGUE-SE A SI MESMO, TOME A SUA CRUZ E SIGA A JESUS!  VOCÊ TEM O DIREITO DE SER FELIZ E MUITO ABENÇOADO E FLUIR EM DEUS, NINGUÉM O IMPEDIRÁ DE FAZÊ-LO DESDE QUE SEJA FEITO COM DESCÊNCIA E ORDEM. SUA VIDA E TESTEMUNHO VÃO ATRAIR MUITOS PARA O REINO DE DEUS, FIQUE LIGADO DEUS VAI TE USAR PODEROSAMENTE. BOM, ESSAS SÃO AS CONSIDERAÇÕES PREVENTIVAS QUE CREMOS TER RECEBIDO DE DEUS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DE NOSSA CÉLULA, ISTO POR QUE SOMOS PESSOAS ADULTAS E SABEMOS O QUE QUEREMOS: SERVIR A JESUS COM INTEGRIDADE MORAL E ESPIRITUAL, CRESCENDO EM GRAÇA E AVANÇANDO DE GLÓRIA EM GLÓRIA TODOS OS DIAS. ESSE MANUAL TEM O INTUITO DE PROMOVER UMA DISCIPLINA PREVENTIVA EVITANDO CERTOS CONSTRANGIMENTOS DESNECESSÁRIOS AO CONVÍVIO HARMONIOSO DE NOSSA CÉLULA. TER QUE FICAR LIDANDO COM PODER LATENTE DA ALMA É PIOR DO QUE EXPULSAR DEMÔNIOS, POIS O SOBERBO NÃO CONSEGUE ENCHERGAR UM PALMO A SUA FRENTE TUDO ELE JÁ PRATICA, JÁ TEM CONHECIMENTO E REVELAÇÃO DE COMO E DE TUDO E O DURO DE TUDO ISSO É TER QUE AJUDÁ-LO A LEVANTAR DEPOIS DE AMARGAR A QUEDA IMINENTE EM CONSEQUÊNCIA DE SUA ALTIVEZ ESPIRITUAL. ESSE MANUAL É PRA VACINAR E EVITAR A SOBERBA E A INCONVENIÊNCIA EM SUAS ATITUDES E COM ISSO O INSUCESSO, POIS O SEU SUCESSO VAI REFLETIR NO BOM FUNCIONAMENTO DE SUA CÉLULA. ORA A QUEM MUITO É DADO, MUITO É COBRADO E PARTINDO DAÍ O NÃO CUMPRIMENTO DAS OPRIENTAÇÕES ACARRETARÁ EM DISCIPLINA E AJUSTES, COBRANÇAS QUE PODEM SER EVITADAS MEDIANTE AS INFORMAÇÕES ACIMA DESCRITAS, AMÉM? É SÓ ATÉ AQUI NOS DESPEDIMOS CERTOS DE QUE COMO OS VALENTES DE DAVI. TEMOS A CERTEZA DE QUE VOCÊS NÃO TERÃO QUE SER CONSTRANGIDOS POR AÇÕES DISCIPLINATIVAS DA LIDERANÇA, E DARÃO FRUTOS A CEM POR UM. CONTE CONOSCO E UM GRANDE ABRAÇO NA PAZ DO SENHOR. SEUS LÍDERES, Welington dos Santos Cabral & Adrielle Cristina Pereira de Macedo Cabral Telefones: 21-2682-6366 21-9823-5524 21-7184-3806 Disicipulador Zenildo Pastores de Rede: João Carlos de Souza & Rosemar de Souza Telefones: 7816-7059 Pastor Presidente: Elieser Dias Bastos e Rosemeri Bastos Telefones: 21-2682-2753
EM VIRTUDE DE CERTOS EMBATES NO MEU DISCIPULADO NA CÉLULA RECEBI UMA DIREÇÃO DE DEUS E CRIEI ESSE MANUAL QUE GOSTARIA DE COMPARTILHAR COM OS SENHORES. AO MESMO TEMPO CONFRONTAREI CERTOS COMPORTAMENTOS , QUE PARA MIM SÃO INADIMISSÍVEIS NO CONVÍVIO DA NOSSA CÉLULA, SEM NO ENTANTO OFENDER OU GERAR ALGUM TIPO DE CONSTRANGIMENTO DIRETO OU PÚBLICO, ALÉM DE ME DAR A CONHECER COMO LÍDER ESTAREI TAMBÉM DANDO A OPORTUNIDADE DOS MEMBROS DA CÉLULA DE EVITAREM CERTAS FADIGAS EM VIRTUDE DE POSSÍVEIS DISIPLINAS CABÍVEIS A CERTOS COMPORTAMENTOS ANTIÉTICOS E ANTIBÍBLICOS, SENDO ASSIM GOSTARIA QUE OS AMADOS ANALIZASSEM. SEM MAIS AGRADEÇO A ATENÇÃO ME DESPEDINDO NA PAZ DO SENHOR, WELINGTON DOS SANTOS CABRAL

sexta-feira, 8 de junho de 2012

COMO MINISTRAR NAS ETAPAS DA CÉLULA – parte 03 A PALAVRA DE OFERTA NA CÉLULA CONVERTENDO SEU BOLSO AO SENHOR Amados é com grande satisfação que venho compartilhar com você mais um assunto no nosso discipulado. Essa é a parte que talvez seja a mais complicada para se ministrar, pois ela vai mexer diretamente com o caráter das pessoas, pois o dinheiro na vida de alguém é algo que toca profundamente com o seu modo de vida, pensamentos e atitudes, ou seja, seu caráter. Sabe-se que quando se toca nesse assunto logo vemos alguns constrangidos, outros ficam de mau humor e já outros não querem nem ouvir falar nesse assunto: oferta alçada. Q E aí vêm as desculpas e até mesmo acusações diretas ao líder principal da igreja. Bom o fato é que nosso objetivo é incentivá-los a encarar esse desafio de ministrar com alegria a oferta na reunião da célula. È muito importante destacar a importância de se ofertar e seu significado espiritual. Certo é que o dízimo nos dá o sustento e a oferta abundância e multiplicação da nossa fazenda e bens. Muitos têm esse momento como um peso e se esquecem de que os dinheiros que recebem através do trabalho secular que exercem profissionalmente vêm das mãos do nosso Senhor Deus e que ele é o dono do ouro e da prata, assim a oferta é um termômetro financeiro na vida de quem o serve e servir a Deus é também colocar nossa renda a disposição do reino. Assim o ministrador deve levar os presentes na reunião a reconhecerem o que eles têm vem do Senhor e que devem louvá-lo com uma atitude prática ofertando não somente com os lábios, mas também com sua renda e que devem perguntar ao Senhor quanto ele quer receber como oferta, isto é a quantia. Cada vez que alguém oferta está guerreando contra o inimigo e vence o pecado da avareza que é a idolatria dirigida especificamente ao dinheiro e sabemos que o demônio que opera por trás disso é mamom. Assim quando alguém oferta ela semeia no mundo espiritual e esmaga esse demônio, pois a oferta fala de dependência do Senhor e no reino do espírito ela anuncia que não é o dinheiro que a domina e que o mesmo não é seu senhor e, além disso, que quem tem o senhorio das finanças da sua casa é o verdadeiro dono do ouro e da prata e é Ele que dá a provisão para a quitação dos compromissos financeiros daquela pessoa. Assim o apego ao dinheiro é pecado e a oferta é a vacina contra este tipo de pecado específico. Podemos também afirmar que Deus não se impressiona com a quantidade de nossas ofertas. Impressiona muito mais ao SENHOR a qualidade daquilo que lhe ofertamos. Isso fica claro na história da viúva pobre. 41 Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições, e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. 42 Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. 43 Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: “Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. 44 Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver”. (Marcos 12.41-44) Se o desejo do nosso coração é o de realmente honrar a Deus, ofertando-lhe de nosso tempo, talentos e tesouros, então a base bíblica para definirmos o tipo de oferta que agrada a Deus pode ser encontrado no texto que lemos no início (Jesus é ungido em Betânia – João 12.1-8). Sabemos que o amor ao dinheiro é a causa de todos os males e isso o sabemos quando vemos nos jornais e revistas com noticias de pessoas que matam por causa do amor ao dinheiro. Veja: I Tim. 6:10, 11 – "Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Deus não precisa do nosso dinheiro para si mesmo, mas ele tem, propósitos bem definidos como vemos no Novo Testamento, Deus pediu ofertas para os propósitos que ele mesmo definiu. Ele deu instruções sobre a coleta nas igrejas locais para cuidar dos santos necessitados (1 Coríntios 16:1-2). Também, ele falou que o dinheiro ofertado para divulgar o evangelho era um sacrifício aceitável a Deus (Filipenses 4:18). É assim que alguns evangelistas e presbíteros recebiam sustento de igrejas no primeiro século (1 Coríntios 9:14; Filipenses 4:14-17; 1 Timóteo 5:17-18). E cada cristão deve contribuir para os propósitos que Deus definiu. O dinheiro pode ser usado para comprar alimentos para os santos necessitados, ou para ajudar com outras necessidades deles (Atos 6:1-4). Pode ser usado no trabalho espiritual da igreja, ensinando o mundo e edificando os santos. Da mesma forma que compramos alimentos para os irmãos pobres, podemos comprar as coisas necessárias para divulgar a palavra e para reunir com nossos irmãos para a mútua edificação e a adoração ao Senhor. Os primeiros cristãos arranjavam lugares para se reunir (Atos 2:26; 20:8; Romanos 16:5). Enquanto algumas igrejas se reuniam nas casas de alguns irmãos, houve outros casos nos quais o local das reuniões era distinto das casas dos irmãos (1 Coríntios 11:20,22). Seguindo estas orientações bíblicas, muitas igrejas usam parte do dinheiro da oferta para fornecer locais (salões alugados, prédios próprios, etc.) para se reunirem e fazer o trabalho que Deus mandou. O dinheiro que ofertamos é uma coisa comum, que poderia ser usado para outras finalidades. Antes de ofertar, cada pessoa tem controle e o direito de usar o dinheiro conforme ela achar melhor (Atos 5:4). Mas, uma vez que ofertamos o nosso dinheiro para os propósitos definidos por Deus, ele não é mais nosso. O dinheiro pertence à igreja, e deve ser usado pela congregação dentro das instruções que Deus tem dado. Assim se alguém fizer uso indevido do dinheiro que ofertamos ao Senhor ela prestará contas a Deus e nós que o fizemos pra Deus seremos recompensados, se assim aprouver ao Senhor fazê-lo. Nossa oferta á pra ele ("E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei_o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai" Colossenses 3:17) e ela nos abstém de sermos dominados por mamom e seus demônios, crentes avarentos são crentes que vivem debaixo de maldição financeira e geralmente são pessoas sem revelação do que realmente é servir ao Senhor e o momento de oferta é doloroso e pesado para essas pessoas, mas para nós isso alegria pura, pois ela anuncia que somos livres financeiramente e que somos dependentes somente do Senhor. É bom destacar nesse momento que em 2 Coríntios 9:6 nos reporta o seguinte : E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. O dizimo nos traz o sustento e a oferta é uma semeadura espiritual que proporciona também a abundancia na vida pessoal e familiar trazendo prosperidade espiritual e financeira, e também quebra o principio maligno da carne: o egoísmo que nada mais é do que pensar somente em si mesmo exaltando a si mesmo e não o Criador, pois isso retira o Senhor do centro e põe o homem em si mesmo no centro de si mesmo o que traduz para nós em outras palavras a confiança no braço da carne e no poder que ilusoriamente o dinheiro traz. È bom que haja nesse momento o exemplo prático da vida daquele que tem ofertado, isto é, que depois converteu seu bolso ao Senhor recebeu abundancia em sua própria vida pessoal, familiar, financeira e profissional, pois isso nos dá o respaldo que precisamos para combater a avareza na vida da célula levando pelo Espírito as pessoas se libertar de seu apego e amor ao dinheiro. Dito isto gostaria que você amado líder em treinamento pesquisassem e confeccionassem uma ferramenta específica de versículos da bíblia que tratam dos seguintes assuntos: semeadura, oferta, dar com liberalidade e coisas semelhantes. Nesse momento é bom utilizar de recurso de louvores que tratem especificamente de oferta e que falam da provisão e abundancia. Lembrei-me da Ludmilia Ferber, Apascentar de nova Iguaçu, Regis Danese, mas eu sei que tem muito mais, ok um grande abraço dos seus líderes Welington e Adrielle Cabra

quinta-feira, 7 de junho de 2012

PÓLO DE AVIVAMENTO, ORAÇÃO & INTERCESSÃO CÉLULA VALENTES DE DAVI PALAVRA AOS LIDERES Esta é uma orientação que vale para todos que estão escalados para liderar e conduzir as reuniões de oração e intercessão. Vale ressaltar que interceder é muito mais que exercer oração, pois envolve o senso de altruísta de cada um, principalmente o do líder. Nossa intenção com vocês é que tenham uma experiência sempre nova nas reuniões, tendo os vossos sentido espirituais exercitados e cada vez mais aguçados para entender a impressão e direções do Espírito. A intercessão e se colocar na brecha de outrem pra que esse tal tenha êxito em alguma situação que esteja necessitando vitória e isso no mundo espiritual não é brincadeira e podemos entrar na brecha de alguém voluntariamente ou sermos impelidos automaticamente pelo Senhor a entrar em intercessão e já estarmos na brecha automaticamente. E como isso acontece? Somente quando de alguma maneira esquisita ao nosso próprio ver, sentimos um peso dentro de nós que nos impele insistentemente a ir ao quarto orar e perguntar fala Senhor o queres que eu faça? E aí você começa a orar e aquele peso aumenta sobre você de repente sem você notar você estará orando por alguém ou alguma situação na qual não se estava pensando, mas que se tornou tão real que é irresistível não interceder por aquilo e isso pode tomar proporções imensas no que diz respeito ao tempo e só depois que você se vê livre daquele e peso e uma grandiosa paz invade seu quarto. Vale lembrar que o intercessor deve iniciar sua jornada de intercessão perguntando ao Senhor o que ele tem a revelar para que possamos ser parceiros com seu Espírito no obra intercessória, assim nos tornamos seu amigos íntimos onde ele pode revelar seus segredos com se vê em Amós 3:07. O intercessor tem um privilégio que poucos que exercem uma mera vida de oração não têm: ouvem direto do coração de Deus as suas intenções e batalhas que deseja que se participe, um exemplo clássico é o de Moisés que intercedia pelo povo durante uma batalha e quando ele mantinha suas mãos erguidas o povo prevalecia e quando abaixava o povo era tolhido, até que outras duas pessoas o ajudaram a manter seus braços erguidos até o final da batalha tendo seu povo prevalecente contra o oponente. Se alguém ainda não teve essa experiência ainda anda somente no nível de uma mera vida de oração e pra se tornar um líder em algum momento de sua caminhada ele viverá isso com Deus em seu quarto primeiramente e depois isso se expandirá de maneira inevitável. Rogo a Deus que isso já esteja acontecendo com vocês, pois o líder deve ter essas percepções, pois somente a um líder intercessor é que Deus irá revelar o coração de seus discípulos com todas as suas problemáticas que o Senhor vê para tenham seu caráter modificado no de Cristo e não somente isso, mas outras quaisquer circunstancias que assim aprouver ao Senhor. Nossas reuniões têm sido muito abençoadas pela presença do nosso Amado, e é importante darmos total liberdade e primazia a Ele e focarmos orações intercessórias em favor da LIDERANÇA (pastores, discipuladores, líderes, líderes em treinamento e anfitriões) ENCONTROS, ALVOS PARA GANHAR E BATIZAR, FAMÍLIA, MULTIPLICAÇÃO DAS CÉLULAS, AS ESTRATÉGIAS DO CURSO DE CASAIS CONTRUÇÃO DO TEMPLO E PRINCIPALMENTE POR UM DERRAMAMENTO PODEROSO DO ESPÍRITO SABEDORIA E DE REVELAÇÃO DA PARTE DO SENHOR SOBRE TODOS OS MEMBROS DA CÉLULA E POR EXPERIENCIAS PESSOAIS E INTIMAS INDIVIDUALMENTE PARA CADA UM COM O SENHOR. Para tanto é necessário focar tais tópicos intercessórios e é importante seguirmos as seguintes etapas discriminadas abaixo, que pude perceber que acontecem e que se investirmos nessa direção teremos a nosso favor a operação do Espírito de excelência do Senhor sobre nós conforme Isaías 11:02. 1. CONEXÃO Orar pra que toda dispersão seja neutralizada, levando cativo todo pensamento a obediência de Cristo pedindo perdão pelos pecados cometidos naquele dia e que a presença do Senhor seja o centro da reunião convidando-o para que nos conduza e que nossas atenções (mente, vontade e emoções) sejam conectadas à Presença que já está dentro de nós, liberando assim o fluir do rio de Deus na reunião. 2. REVESTIMENTO Conduzir os presentes a se revestirem da armadura de Deus Ef 6:10 e pedir revestimento e proteção contra toda retaliação do diabo contra as áreas da vida dos irmãos. Dar ordens aos anjos (Salmo 91:11) para que montem guarda e estejam autorizados a agirem com força total contra todo espírito espião que possa estar presente em derredor da reunião; 3. ADORAÇÃO & QUEBRANTAMENTO Já revestidos, limpos pela confissão e com mãos limpas pelo sangue o líder que conduz a reunião deve levar o povo a se quebrantar declarando dependência do Senhor adorando-o pelo que Ele é: SANTO, SANTO, SANTO. Leve o povo a declara isso e você verá o ambiente começar a se encher da fumaça da glória; 4. LANÇAR SOBRE ELE Utilizar a dinâmica do trenzinho de intercessão onde o irmão deverá orar pelo irmão da frente cobrindo as áreas de sua vida lançando todo fardo no Senhor, trocando o fardo pesado pelo fardo leve do Senhor. Ou a dinâmica do circulo orar pelo irmão da direita e depois pelo da esquerda. 5. INTERCESSÃO E GUERRA ESPIRITUAL Formar duplas e/ou trios e fazer um sorteio com os tópicos intercessórios e distribuir os mesmos: a. LIDERANÇA (pastores, discipuladores, líderes, líderes em treinamento e anfitriões) b. ENCONTROS ( com Deus, Mover Celular, de casais, capacitação) c. ALVOS PARA GANHAR, ENVIAR E BATIZAR d. FAMÍLIA e. MULTIPLICAÇÃO DAS CÉLULAS f. ESTRATÉGIAS DO CURSO DE CASAIS g. CONSTRUÇÃO DO TEMPLO h. CLAMAR PRINCIPALMENTE POR UM DERRAMAMENTO PODEROSO DO ESPÍRITO SABEDORIA E DE REVELAÇÃO DA PARTE DO SENHOR SOBRE TODOS OS MEMBROS DA CÉLULA (DONS ESPIRITUAIS) i. POR EXPERIENCIAS PESSOAIS (FOME E SEDE DE MAIS DE DEUS) E INTIMAS INDIVIDUALMENTE PARA CADA UM COM O SENHOR. j. ALVOS PESSOAIS (momento de campanha/confeccionar uma caixinha de oração e colocar os pedidos de oração pessoal de cada um. Feito isto o líder da semana deverá levar pra casa e interceder todos os dias até a próxima reunião de oração e passar ao próximo líder que vai dirigir a reunião da semana seguinte previamente definida em nossa escala e assim sucessivamente, até que Deus nos dê direção de subir ao monte para queimar os pedidos) 6. PALAVRA E ATO PROFÉTICO Nesse caso o dirigente da reunião deverá lançar uma palavra, um versículo chave para aquela reunião liberando-o com todo o povo sob a forma de oração e ligando em O NOME DE JESUS com toda a congregação a palavra orada é oração cumprida na vida de todos conforme Isaías 55:11. Nossa ênfase na reunião de oração não é pregar um sermão, mas levar o povo a experiências com o Espírito Santo através da intercessão. 7. ENCERRAMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS Abrir um espaço para alguém que queira comunicar algo da parte do Senhor a alguém e havendo isto orar pelo que foi revelado seja bom ou ruim e em seguida agradecer a presença de todos e também aos donos da casa que gentilmente foi cedida para que essas reuniões tão e necessárias, saudáveis e indispensáveis sejam realizadas. Havendo lanche que não será algo enfático nesse tipo de reunião já deixar todos a vontade ressaltando a importância de respeitar o horário que não poderá passar das 22 horas, isto posto que já é um horário prevendo algum tipo de imprevisão como uma possível manifestação de mover avivalista. Bom, essas são as considerações que creio que contribuirão para a excelência das nossas reuniões e que sinceramente creio ser uma direção de Deus, amém irmãos? Agora gostaria de aproveitar para deixar a escala de intercessão e jejum diário para cada membro da célula, isto é, cada dia da semana um membro jejua e ora especificamente pela célula e seus líderes. Escala de intercessão e jejum diário dos valentes Semana SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO DOMINGO 1ª Welington Rubens Ricardo Cezar Luís Henrique Cezar & Beatriz Toda a equipe 2ª Adrielle Clarice Simone Kátia Sônia Braga Ricardo & Simone Toda a equipe 3ª Rubens Cezar Welington Simone Kátia Rubens & Clarice Toda a equipe 4ª Luís Henrique Ricardo Sônia Braga Clarice Simone Welington & Adrielle Toda a equipe 5ª Kátia Welington Rubens Sônia Braga Ricardo Sônia Braga Luís Henrique Toda a equipe Orientações: o jejum deverá ter pelo menos a abstinência de uma das refeições e isso inclui o café da manhã e terá como pauta de intercessão os seguintes tópicos: a. LIDERANÇA (pastores, discipuladores, líderes, líderes em treinamento e anfitriões) b. ENCONTROS ( com Deus, Mover Celular, de casais, capacitação) c. ALVOS PARA GANHAR, ENVIAR E BATIZAR d. FAMÍLIA e. MULTIPLICAÇÃO DAS CÉLULAS f. ESTRATÉGIAS DO CURSO DE CASAIS g. CONSTRUÇÃO DO TEMPLO h. CLAMAR PRINCIPALMENTE POR UM DERRAMAMENTO PODEROSO DO ESPÍRITO SABEDORIA E DE REVELAÇÃO DA PARTE DO SENHOR SOBRE TODOS OS MEMBROS DA CÉLULA (DONS ESPIRITUAIS) i. POR EXPERIENCIAS PESSOAIS (FOME E SEDE DE MAIS DE DEUS) E INTIMAS INDIVIDUALMENTE PARA CADA UM COM O SENHOR. E ALVOS PESSOAIS j. IMPLANTAÇÃO DO PÓLO CELULAR DE ADORAÇÃO NO KM 39 COM TODAS AS CÉLULAS IMPLANTADAS NESSE TERRITÓRIO. PÓLO CELULAR DE AVIVAMENTO, ORAÇÃO & INTERCESSÃO TODA 2ª FEIRA Mês 1ª SEMANA 2ª SEMANA 3ª SEMANA 4ª SEMANA 5ª SEMANA Maio Ricardo e Simone LOCAL: Casa da Kátia Rubens e Clarice LOCAL: Casa: Regilene Cezar e Beatriz LOCAL: Casa Luiz Henrique LOCAL: Casa Adrielle e Welington LOCAL: Casa Junho Adrielle e Welington LOCAL: Casa da Kátia Ricardo e Simone LOCAL: Regilene Ru[bens e Clarice LOCAL: Casa Ricardo e Simone LOCAL: Casa da Kátia Ricardo e Simone LOCAL: Casa da Kátia Julho Rubens e Clarice LOCAL: Casa da Kátia Adrielle e Welington LOCAL: Regilene Ricardo e Simone LOCAL: Casa da Kátia Ru[bens e Clarice LOCAL: Casa Luiz Henrique LOCAL:Casa Agosto Luiz Henrique LOCAL: Casa da Kátia Ricardo e Simone LOCAL: Regilene Adrielle e Welington LOCAL: Casa Ricardo e Simone LOCAL: Casa da Kátia Ricardo e Simone LOCAL: Casa da Kátia Setembro Cezar e Beatriz LOCAL: Casa da Kátia Rubens e Clarice LOCAL: Regilene Luiz Henrique LOCAL: Adrielle e Welington LOCAL: Ricardo e Simone LOCAL: Outubro Ricardo e Simone LOCAL: Casa da Kátia Cezar e Beatriz LOCAL: Regilene Rubens e Clarice LOCAL: Luiz Henrique LOCAL: Adrielle e Welington LOCAL: Casa Novembro Luiz Henrique LOCAL: Casa da Kátia Ricardo e Simone LOCAL: Regilene Adrielle e Welington LOCAL: Cezar e Beatriz LOCAL: Adrielle e Welington LOCAL: Dezermbro Rubens e Clarice LOCAL: Casa da Kátia Luiz Henrique LOCAL: Regilene Ricardo e Simone LOCAL: Ricardo e Simone LOCAL: Adrielle e Welington LOCAL: