quarta-feira, 11 de julho de 2012

Palavra de Domingo - Preletora Prª Rosimeri Bastos


O propósito de Deus ao criar o homem

Deus criou o mundo e tudo que nele há (Gn. 1  e 2).

O HOMEM

Deus criou/formou o homem do pó da terra (Gen.:2:7). ADHAM – (No hebraico), ou seja o primeiro homem, a primeira espécie. Adão, no português, veio a se tornar o seu nome próprio. É como um oleiro que faz um vaso de barro. DEUS é o oleiro que formou o homem e deu-lhe o seu formato.
·         O homem não foi feito das rochas, nem de minérios e de metal, mas do pó da superfície do planeta.

O propósito de Deus ao criar o homem – Ser o líder, o administrador de toda a criação de Deus (Gen. 2:26). Deus governa, reina no céu e o seu propósito era que o homem governasse na terra com a autoridade delegada por Ele.
Deus, como Senhor tem o poder de criar toda a criação e continua criando através da capacidade de gerar da sua obra criada. (Falar da semente de Tâmara do pé fêmea e do pé macho...)

A MULHER – a mulher não foi criada!

A mulher foi criada do homem – Diferentemente do homem que fora criado da terra (Gen. 2:7), a mulher não foi criada, ela foi transformada da costela do homem (Gn.  2:22-23).
A mulher foi tomada do homem – quer dizer que ela foi edificada do homem
·         Mulher – isha (hebraico), tomada do ish (homem) – significa homem-ela, ou do-homem. O latim diz que a mulher é a forma feminina do homem
·         A mulher foi a obra prima de Deus. Ela não foi feita de uma parte inferior do homem, mas da sua costela para que fosse a sua companheira.
·         A mulher não foi criada, ela foi tomada do homem e para o homem.  Paulo afirma isso em I Cor. 11:8-9
·         A mulher não foi feita da terra bruta, ela foi criada de uma matéria trabalhada
·         Adão aprovou a obra de Deus (Gen. 2:23). Ele reconheceu a profunda comunhão que haveria de ter com aquela criatura magnífica feminina.
·         A mulher foi formada e equipada com o poder de reprodução, pelo que aquela obra prima não precisava ser repetida!

O propósito de Deus ao criar a mulher
1.       Auxiliadora – Gên.  2:18 – vem do hebraico “arredondar”,  “circuncidar”. Ela tem a função de apoiar, exortar, confortar o marido. Significa tornar disponível para seu marido todas as suas qualidades, ajudando-o a desenvolver o seu chamado.
A bíblia não ensina igualdade absoluta entre homem e mulher, mas também não rebaixa a mulher. É nobre para alguém auxiliar em uma causa justa.
Auxiliar / apoiar:
- no relacionamento
- na casa (como administradora,
- capacidade para gerar. Deus criou a mulher para junto com homem formar uma família. O propósito de Deus é ter muitos filhos semelhantes a Jesus.

Conclusão:
·         O profeta Isaías se refere ao homem como o barro (Isaías 29:16)
·         O profeta Jeremias se refere ao homem como vaso de barro (Jer. 18:4-6)
·         O que é o pó? É poeira que o vento leva.
·         O Senhor Jesus veio para fazer o papel do oleiro (Jeremias 18:1-6). Deus modela e remodela o seu povo dia a dia. Deus está forjando o caráter dEle na vida de todos que se deixam modelar. Jesus veio para nos refazer diante de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário