quinta-feira, 7 de junho de 2012

COMO MINISTRAR NAS ETAPAS DA CÉLULA – parte 02 Olá amados como vocês estão? tudo bem? hoje vamos discorrer no nosso discipulado sobre como conduzir um dos momentos mais importantes na reunião da célula: o louvor e a adoração. Certamente essa deve ser a dúvida de muitos do nosso discipulado e já que temos a visão de que todos devem ser treinados em todas as etapas da célula vamos falar um pouco mais sobre o assunto. MOMENTO DE LOUVOR E ADORAÇÃO Jamais deveremos colocar um louvor seja ele qual for e simplesmente deixar que o mesmo toque aleatoriamente. Antes, porém o ministrador deverá conduzir os irmãos presentes a se colocarem em uma posição espiritual propícia para que possam fluir em Deus e isso quem deverá realizar é o ministrador que propiciamente, após orar previamente para escutar de Deus que louvor deverá ser colocado na reunião, escolher versículos pertinentes ao tema em questão. Assim o ministrador, usando versículos bíblicos, deverá conduzir a célula a se desconectar do stress do seu dia a dia, a se quebrantar e voltar seus sentidos e faculdades humanas para Deus bem como as faculdades espirituais, levando todos os pensamentos cativos a obediência de Cristo. O ministrador não pode agir no momento de louvor com melancolia ou produzir uma impressão de peso, mas deve procurar manifestar em Deus a alegria de servi-lo trazendo à memória de cada um as coisas maravilhosas, conquistas e vitórias concedidas pelo Senhor, versículos que falam de se alegrar no senhor poderão ser lançados com autoridade no ambiente. Nesse momento é necessário que se escolham músicas que incentivem um clima de celebração e gratidão ao Senhor e é um momento onde cantamos ao Senhor pelas suas obras, seus feitos, suas maravilhas. Deve incentivar uma celebração livre de preconceitos e conduzir o povo de Deus a dançar na sua Presença expressando a alegria do Senhor. È bom ressaltar que isso vai produzir uma leveza espiritual na vida daqueles que derem seu louvor com liberdade. Vale lembrar que nesse momento pode haver uma manifestação que conhecemos como “unção de riso”. Caso haja um presença de ambiente espiritualmente pesado onde não se sente o fluir ou parece que existe algo travando o momento o ministrador deverá conduzir o povo a guerrear pedindo a Deus que haja uma varredura espiritual dando ordens aos anjos para que persigam todo e qualquer espírito maligno que possa estar fazendo presente neutralizando-os em o nome de Jesus. E em seguida deverá reconduzir o povo ao momento de louvor. Na Bíblia encontramos por várias vezes as palavras: louvar, cantar, dançar, exaltar etc; mas as raízes etimológicas destas palavras são diferentes, assim como seus significados. Não podemos dar uma fórmula ou uma receita de como adorar ao Senhor, porque a adoração é algo espiritual, íntimo e pessoal. Mas a Bíblia nos ensina como podemos expressar exteriormente nossa experiência íntima e pessoal com o nosso Senhor. As pessoas que se rendem ao Senhor em louvor e adoração liberam a gloriosa presença de Deus mesmo que estejam enfrentando circunstâncias difíceis (At 16:25-26). Há poder no louvor! A seguir, vamos ver 7 palavras em hebraico que traduzem "louvor": 1- YADAH Significa uma ação voluntária que expressa dependência absoluta em Deus, estendendo os braços e levantando as mãos, louvando ao Senhor (II Cr 20:19; Sl 63:4; 134:2; I Tm 2:8). O antônimo de yadah é encolher os braços e as mãos em sinal de desespero e angústia. Alguns cursos que falam da personalidade humana, falam sobre a importância da linguagem corporal, e ensinam que sem palavras e apenas através de gestos, posturas e movimentos corporais, podemos comunicar e expressar atitudes e mensagens positivas ou negativas. 2- TOWDAH (em hebraico se pronuncia TOVDA) Significa levantar as mãos com ações de graças, apresentar sacrifícios de ações de graças, não somente por tudo o que já recebeu, mas também por aquilo que se espera receber. Fé em ação – Jr 33:11. Segundo o Salmo 100:4, a "chave" para termos uma vida de louvor, de vitória e êxito é: "Sacrifícios de ações de graças". As pessoas que perdem esta "chave" tornam-se pessoas amargas, rancorosas, inconformadas, e vivem culpando e acusando a todos de tudo e por tudo! Algumas razões da importância de levantarmos as mãos: Sl 28:2; 134:2; 141:2; 63:4; I Tm 2:8. 3- HALAL Significa celebrar com palavras, falar entusiasmadamente de algo ou alguém (Sl 35:37; 98:1; 106:1). O gozo interior deve expressar-se exteriormente. O louvor sempre é extrovertido, audível e visível (na adoração não acontece isso necessariamente). Quando exaltamos ao Senhor e celebramos a sua vitória na cruz do calvário, automaticamente estamos fazendo com que o diabo se lembre que está derrotado! Satanás odeia a Deus e, por isso, quer roubar a alegria e a paz que há em nós (Jo 10:10). O Salmo 66:1-2, nos exorta a expressarmos na terra o glorioso e eterno louvor celestial, em outras palavras, que possamos experimentar em adoração um pedaço do céu aqui na terra. O mundo precisa ver o amor e a graça de Deus através da unidade do corpo de Cristo aqui na terra (a Igreja), unidos em espírito louvando e adorando ao Senhor a uma só voz! O Salmo 69:30-32, diz: "Louvarei com cânticos o nome de Deus, exaltá-lo-ei com ações de graça. Será isso muito mais agradável ao Senhor....vejam isso os aflitos e se alegrem... ". Se nós, em vez de louvarmos a Deus ficarmos murmurando, criticando e se queixando, as pessoas não irão crer que o nosso Deus é bom, fiel e verdadeiro! O tamanho da revelação que temos a respeito de Deus também será o tamanho do nosso louvor e adoração a Ele! Se a revelação que temos de Deus é pobre, pequena ou medíocre, assim será o nosso louvor a Ele. Deus fala bem a respeito de nós, por isso devemos também falar bem a respeito dele! Ele disse que somos o gozo do seu coração, que somos formosos, que somos seu especial tesouro, que com amor eterno nos tem amado, que somos o objeto do seu amor (I Pe 2:9; Ec 3:11; Is 43:1-4; Zc 2:8). Devemos louvar a Deus porque Ele é incomparável (Sl 89:8; 113:5). O louvor não é um "emocionalismo", mas é emocional! Nossa vida de louvor não deve ser fundamentada em sentimentos e emoções, mas as emoções surgirão como o resultado de louvar ao Senhor, dando os passos de fé desafiando todo obstáculo baseados em Sua Palavra. Por vezes, passamos por dificuldades e problemas na vida, então parece ser mais difícil louvar ao Senhor, mas quando o louvamos em "sacrifícios de louvor", Ele sempre honra esta classe de fé e por isso nos enche da sua alegria e nos concede vitória em meio as dificuldades! O emocionalismo surge quando somente se louva quando "tenho vontade", e termina quando "não tenho mais vontade" de continuar louvando ao Senhor. O fato de não louvar ao Senhor simplesmente por não me achar pronto para isso, significa um verdadeiro emocionalismo. É permitir que as emoções governem a minha vida e comandem meu nível de louvor ao Senhor. Isso é emocionalismo! O verdadeiro louvor é diferente de emocionalismo; se deve louvar a Deus com entusiasmo, mesmo que não há esse desejo. O louvor não é um emocionalismo, mas é emocional! Convém louvar a Deus de maneira emocional. Deus criou os sentimentos e as emoções, e o louvor é o modo mais nobre de poder expressar isto! O "estar em pé" enquanto louvamos ao Senhor tem 2 funções principais: A) Tem haver com o respeito, reverência e solenidade para com o Senhor. B) Tem haver com a atenção e concentração. Quando estamos sentados e relaxados a capacidade de concentração e atenção diminui. 4- SHABACH Significa expressão de júbilo e vitória. Expressões em alta voz, forte voz, gritos de júbilo (Sl 47:1). Quando nos lembramos que maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo e celebramos ao Senhor com vozes de júbilo, estamos lembrando ao diabo que ele já está derrotado! 5- BARAK Significa bendizer ao Senhor, como um ato de adoração. Prostrado, ajoelhado na presença de Deus, esperando receber um milagre dele (Sl 95:6; Ne 8:6). Deve haver uma coerência entre o que cantamos e o que expressamos. Precisamos expressar e viver o que cantamos (Fl 2:10-11). 6- ZAMAR Significa usar ritmos e música. Tocar com os dedos das mãos um instrumento musical. Tocar e cantar a música com força, vigor, entusiasmo e sentimento (Sl 33:3; 57:9; 105:2; 108:3; 150:1-6). 7- TEHILLAH Significa a forma mais exaltada de louvor ao Senhor. É louvar ao Senhor com um cântico novo, um canto não aprendido previamente de memória. A ênfase principal desta palavra é dar liberdade ao espírito para que expresse com voz audível, palavras de gratidão e adoração, estabelecendo uma relação íntima e amorosa com o Senhor. O Senhor habita, reina, mora, governa, se manifesta entre nós com poder quando o adoramos em espírito e verdade (Sl 22:3; Is 61:3; Êx15; Ef 5:18-19; II Cr 20:22; I Co14:15). Bom, já deu para perceber que louvar é celebrar, engrandecer ao Senhor pelos seus feitos e logo após vem outra etapa desse momento: a Adoração que considero algo muito mais íntimo, pois nela você deve declarar quem o Senhor é e jamais economizar nas palavras de elogio se é que podemos definir assim, pois na verdade é muito pouco. Acima de tudo Ele é SANTO e você que está com o encargo de ministrar o louvor e adoração na célula deve conduzir e incentivar dentro dessa etapa ao povo declarar palavras de amor a Ele, aleluia! Palavras que saem de dentro de cada um como uma forma de expressar a admiração pela pessoa bendita e o que Ele representa na essência para cada um. Esse é um momento muito poderoso na célula, pois geralmente se há sinceridade no coração do povo a GLÓRIA DE DEUS se manifestará, pois o propósito de Deus é se achegar ao seu povo. Da mesma forma você deverá ter o cuidado de pesquisar previamente versículos que falam do caráter do nosso Deus como, por exemplo:” e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Isaías 9:6 O mais interessante de tudo isso é o que eu quero compartilhar agora: Ministre aquilo que você vive, antes de cumprir esse encargo execute essas direções na sua intimidade com Deus, ministre individualmente em seu quarto a Ele e saiba que isso vai fazer muita diferença, pois a epistola de Tiago 1:25 diz: Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. O nosso desejo é que você tenha não somente o encargo de ministrar na célula, mas muito mais que isso que você seja um adorador diário do Senhor. Avance, mergulhe em Deus e isso vai refletir poderosamente no dia em que estiver na escala para cumprir essa etapa tão necessária à vida da reunião da célula. Para facilitar o seu aprendizado e aplicação dessas palavras reservei uma pequena ferramenta bíblica tendo em vista que a maioria dos lideres em treinamento não possuem uma enciclopédia bíblica com concordância. Aproveite bem esse pequeno material que sai de primeira mão a você, ok?! Textos selecionados da bíblia sobre louvor & Adoração livro O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei Êxodo: Por isso, ó SENHOR, te louvarei entre os gentios, e entoarei louvores ao teu nome. 2 Samuel: Em Deus louvarei a sua palavra; no SENHOR louvarei a sua palavra. Salmos Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais. Salmos 71:14 Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre. Salmos 145:2 Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu for vivo. Salmos 146:2 Assim que, ó SENHOR, te louvarei entre os gentios, e cantarei louvores ao teu nome , Salmos 18:49 [Salmo de Davi] Eu te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores. Salmos 138:1 [Salmo de Davi para o músico-mor, sobre Mute-Láben] Eu te louvarei, SENHOR, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Salmos 9:1 Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de graças. Salmos 69:30 Louvarei grandemente ao SENHOR com a minha boca; louvá-lo-ei entre a multidão. Salmos 109:30 Também eu te louvarei com o saltério, bem como à tua verdade, ó meu Deus; cantarei com harpa a ti, ó Santo de Israel. Salmos 71:22 Eu louvarei ao SENHOR segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do SENHOR altíssimo. Salmos 7:17 Louvar-te-ei na grande congregação; entre muitíssimo povo te celebrarei. Salmos 35:18 Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu. Salmos 43:4 Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. SENHOR, meu Deus, eu te louvarei para sempre. Salmos 30:12 Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações. Salmos 57:9 Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre. Salmos 86:12 Louvai ao SENHOR. Louvarei ao SENHOR de todo o meu coração, na assembléia dos justos e na congregação. Salmos 111:1 Louvarei ao SENHOR que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite. Salmos 16:7 Então declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação. maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Salmos 22:22 O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei. Salmos 28:7 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face. Salmos 42:5 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. Salmos 42:11 Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu. Salmos 43:5 Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. Hebreus 2:12 Louvar-te-ei com retidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos. Salmos 119:7 A minha boca falará o louvor do SENHOR, e toda a carne louvará o seu santo nome pelos séculos dos séculos e para sempre. Salmos 145:21 O SENHOR, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei, e louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas; os teus conselhos antigos são verdade e firmeza. Isaías 25:1 E dirás naquele dia: Graças te dou, ó SENHOR, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas. Isaías 12:1 Portanto eu te louvarei entre os gentios, E cantarei ao teu nome. Romanos 15:9 Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente. Salmos 71:6 Contudo o SENHOR mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida. Salmos 42:8 [Salmo de Davi, quando mudou o seu semblante perante Abimeleque, e o expulsou, e ele se foi.] Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. Salmos 34:1 Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao SENHOR. Salmos 27:6 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; Salmos 139:14 Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome. Salmos 138:2 Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia. Salmos 59:16 [cântico e salmo de Davi] Preparado está o meu coração, ó Deus; cantarei e darei louvores até com a minha glória. Salmos 108:1 Louvar-te-ei entre os povos, SENHOR, e a ti cantarei louvores entre as nações. Salmos 108:3 O meu pé está posto em caminho plano; nas congregações louvarei ao SENHOR. Salmos 26:12 Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne. Salmos 56:4 Tu és o meu Deus, e eu te louvarei; tu és o meu Deus, e eu te exaltarei. Salmos 118:28 Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas, e louvarei ao SENHOR. Salmos 118:19 Para sempre te louvarei, porque tu o fizeste, e esperarei no teu nome, porque é bom diante de teus santos. Salmos 52:9 Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu tiver existência. Salmos 104:33 Eu te oferecerei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó SENHOR, porque é bom, Salmos 54:6 Textos selecionados da bíblia sobre louvor E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao SENHOR vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, Deuteronômio 11:13 Porquanto te ordeno hoje que ames ao SENHOR teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o SENHOR teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. Deuteronômio 30:16 Portanto, guardai diligentemente as vossas almas, para amardes ao SENHOR vosso Deus. Josué 23:11 Tão-somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, o servo do SENHOR, vos mandou: que ameis ao SENHOR vosso Deus, e andeis em todos os seus caminhos, e guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma. Josué 22:5 E sucedeu que, ouvindo Gideão a narração deste sonho, e a sua explicação, adorou; e voltou ao arraial de Israel, e disse: Levantai-vos, porque o SENHOR tem dado o arraial dos midianitas nas nossas mãos. Juízes 7:15 Adorai ao SENHOR na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra. Salmos 96:9 Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade. Salmos 29:2 Depois disse a Moisés: Sobe ao SENHOR, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e adorai de longe. Êxodo 24: Tributai ao SENHOR a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao SENHOR na beleza da sua santidade. 1 Crônicas 16:29 Exaltai ao SENHOR nosso Deus e adorai-o no seu monte santo, pois o SENHOR nosso Deus é santo. Salmos 99:9 E inclinando-me adorei ao SENHOR, e bendisse ao SENHOR, Deus do meu senhor Abraão, que me havia encaminhado pelo caminho da verdade, para tomar a filha do irmão de meu senhor para seu filho. Gênesis 24:48 O, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou. Salmos 95:6 Entraremos nos seus tabernáculos; prostrar-nos-emos ante o escabelo de seus pés. Salmos 132:7 Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; Hebreus 12:28 Passando, pois, o SENHOR perante ele, clamou: O SENHOR, o SENHOR Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; Êxodo 34:6 Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Lamentações 3:25 Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR. Lamentações 3:26 Adorai ao SENHOR na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra. Salmos 96:9 Adorai ao SENHOR na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra. Salmos 96:9 Adorai ao SENHOR na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra . Salmos 96:9 Adorai ao SENHOR na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra. Salmos 96:9 Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Apocalipse 14:7 Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Apocalipse 14:7 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade . João 4:24 Entraremos nos seus tabernáculos; prostrar-nos-emos ante o escabelo de seus pés. Salmos 132:7 Então o rei se afeiçoará da tua formosura, pois ele é teu Senhor; adora-o. Salmos 45:11 Antes tomastes o tabernáculo de Moloque, E a estrela do vosso deus Renfã, Figuras que vós fizestes para as adorar. Transportar-vos-ei, pois, para além da Babilônia. Atos 7:43 Todos os moradores da terra te adorarão e te cantarão; cantarão o teu nome. (Selá.) Salmos 66:4 E todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão. Salmos 72:11 Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora. Neemias 9:6 Com isso gostaria também de sugerir duas opções para que você possa fluir com excelência e essas duas gestões são pertinentes a que tipo de musica você irá utilizar na célula seguindo sempre os padrões estabelecidos acima já mencionados. Procure utilizar músicas de fácil acesso ao povo, isto é, que o povo já saiba cantar pelo menos o refrão e de preferência que sejam os menos louvores ministrados no culto de domingo que antecedeu à célula. Caso haja possibilidade utilize recurso multimídia com projeção da letra da musica numa tela de 32 polegadas ou mesmo um telão quando você tiver consciência de que os membros da célula não tenham conhecimento da letra. Seja criterioso na escolha dos louvores no que diz respeito aos autores e ministérios de quem você estiver fazendo uso de suas letras, músicas e ministrações, pois sabemos que se tais pessoas que ministram os determinados cânticos não estiverem comprometidas verdadeiramente com a O LOUVOR E A ADORAÇÃO estaremos atraindo maldição para a vida da célula. Por tanto é bom pesquisar a vida e o testemunho previamente, pois sabemos que existe diferença entre cantor evangélico e ministro de louvor, o comercial e o espiritual, entendem? Posso sugerir aqueles que pessoalmente acompanho como O DIANTE DO TRONO COM ANA PAULA VALADÃO, SANTA GERAÇÃO COM ANTONIO CIRILO, CLAMOR PELAS NAÇÕES COM RICARDO ROBORTELA E ESCOLA DO CLAMOR, PAIXÃO, FOGO & GLÓRIA COM DAVID QUINLAN, NIVEA SOARES, ALINE BARROS, ENTRE OUTROS MAIS. Queremos agradecer a vocês pela atenção e pela paciência em nos ouvir através desse breve estudo orientativo certos de que essas palavras não são genuinamente nossas, mas algo vindo da parte de Deus para abençoar nossas reuniões. Procurem observá-las e executá-las e que isso não seja apenas um mero discurso religioso para nós. Um grande ábaco dos seus irmãos e líderes, Welington dos Santos Cabral & Adrielle Cristina Pereira de Macedo Cabral

2 comentários: